Ramón Salazar

Nome: Ramón Salazar
Nascimento: 1984
Tipo Sanguíneo: Desconhecido
Altura: Desconhecido
Peso: Desconhecido
Status: Morto
Primeira Aparição: Resident Evil 4 (2005)


Ramon Salazar foi o Oitavo Castelão do Castelo Salazar, localizado na região montanhosa de Valdelobos, antigo território do culto religioso espanhol Los Illuminados. Ele foi o responsável por liberar as plagas que um dia foram seladas nas profundezas do castelo.


Salazar é descrito como um chefe irritante e maldoso, que maltratava os funcionários de seu castelo e se divertia com a dor dos outros. Ele se tornou órfão ainda criança e pela visão de seus funcionários, isso permitiu que sua inocência fosse usada a favor do culto Los Illuminados. Ao se tornar o 8º Castelão da Família Salazar, ele passou a comandar completamente o castelo localizado na região de Valdelobos, território que anos antes havia sido o lar dessa religião.


No final do século XX, o líder dos Los Illuminados, Osmund Saddler, se aproximou de Ramón, provavelmente através de Catalina, mãe de Salazar, que se preocupava com o avanço de uma doença em Ramón. Saddler aproveitou esse contato para contar a história de rivalidade entre seu grupo e a Família Salazar. A crença na religião se tornou tão forte em Ramón que ele abandonou a sua fé cristã para depositar toda a sua confiança nos Los Illuminados. Mais que isso, Saddler prometeu glória e a cura para a doença de Ramón. Inevitavelmente, Salazar permitiu que os membros do culto fizessem escavações nas cavernas abaixo do castelo para liberar as plagas, que um dia foram seladas por Gregorio Salazar, o primeiro Conde do castelo.


Com o Las Plagas em mãos, Saddler contratou o pesquisador Luis Serra Navarro para estudar o parasita e desenvolver uma nova variação, essa sendo uma espécie de "Intermediária", que fica ainda sob influência da Dominante (encontrada apenas no organismo de Saddler) mas também não cede totalmente como a Subordinada, encontrada nos Ganados e em demais armas biológicas. Foi uma dessas amostras que Ramón recebeu de Saddler, permitindo que ele curasse uma doença hereditária que teria matado seus pais.


Conforme os meses se passaram, os Los Illuminados fizeram uma série de experimentos com o Las Plagas. Alguns monstros criados pela criada de Salazar foram U-II (Novistadors) e U-III (Verdugo). O último serviu como um guarda-costas para Salazar e posteriormente, um novo Verdugo foi criado para que Salazar tivesse dois protetores ao seu lado.


Em 2004, Saddler ordena que Jack Krauser sequestre a filha do presidente americano, Ashley Graham, na intenção de infectá-la com uma plaga e começasse a espalhar a ideologia dos Los Illuminados a partir dos Estados Unidos. O agente Leon S. Kennedy é enviado para investigar o paradeiro da garota em Valdelobos e ele logo descobre que a menina estava sendo mantida em uma igreja da região. Fugindo dos Ganados, eles não veem outra opção a não ser passar pelo Castelo Salazar que estava no caminho.


No castelo, Salazar soma todos os seus esforços para isolar Ashley e eliminar Leon. Em uma dessas emboscadas, um de seus Verdugos rapta a menina e a fazem beber um líquido escuro para iniciar o ritual da infecção. Ele logo entrega Ashley para Krauser, que a levaria para a ilha de operações do culto. É nesse momento que Leon chega ao local e confronta Ramón que cai de uma plataforma, mas sofre diversas mutações que o transformam em uma nova criatura. Apesar da monstruosidade, Leon consegue matar Salazar de uma vez por todas.