Brian Irons


Nome: Brian Irons
Nascimento: Desconhecido
Tipo Sanguíneo: Desconhecido
Altura: Desconhecido
Peso: Desconhecido
Status: Morto
Primeira Aparição: Resident Evil 2 (1998)


Brian Irons é o chefe do Departamento de Polícia em Raccoon City e apesar de ter poucas aparições, ele foi um grande problema durante a história da franquia por arquivar o caso da Mansão Spencer e relacionar-se, de forma corrupta, com a Umbrella.


O chefe Brian Irons, por pura ironia, ganhou seu cargo no Departamento de Polícia através de sua amizade com o prefeito de Raccoon City, Michael Warren. Seu dever, além de coordenar a força militar na cidade, era de esconder as atividades ilegais da Umbrella tais como desenvolvimento de armas biológicas e pesquisas dessas. Em recompensa, Warren e Irons receberiam propina extra da corporação. Assim, Brian tenta passar uma imagem bondosa e gentil para as pessoas, entretanto, tudo não se passava de uma máscara. 


Ele também foi escalado como diretor do Orfanato de Raccoon City, esse estabelecimento sendo um local financiado pela Umbrella que resgatava crianças abandonadas na cidade, mas que posteriormente eram usadas de cobaias para experimentos do T-Vírus e G-Vírus no NEST, um gigantesco complexo de laboratórios subterrâneos da Umbrella administrado por William e Annette Birkin. A porta de entrada para o NEST era o Centro de Tratamento de Esgoto da cidade, e tanto o Orfanato quanto a Delegacia de Polícia tinham passagens secretas que levavam até o local, mais uma razão para Irons ser promovido como diretor das localidades e esconder as passagens também.


Após o Incidente na Mansão Spencer, ocorrido no meio do ano de 1998, Chris Redfield e Jill Valentine, junto aos S.T.A.R.S. sobreviventes reportaram todos os acontecimentos e o envolvimento da Umbrella com o caos. Irons, sabendo de toda a verdade, arquivou o caso e insinou os S.T.A.R.S. com envolvimento em drogas quebrando a imagem do esquadrão de elite. Chris, com sua personalidade forte e vontade de se vingar da Umbrella, entra em contato com o FBI e outras entidades e propõe uma investigação de Irons e da Umbrella.


Os resultados obtidos são de que Irons tem uma ficha criminal, já acusado por estupros e violência doméstica antes, durante sua adolescência, em período de faculdade, etc. O homem não foi preso por demonstrar controle psicológico em testes e também por ter um currículo e grade acadêmica excelentes. Assim, Chris conversa com a equipe do S.T.A.R.S. para investigarem a Umbrella por conta própria. Chris viaja até a Europa para procurar pistas por lá enquanto Jill ficava em Raccoon City investigando também a Umbrella. Mas com a investigação de Jill chegando a outros patamares, Irons suspende a policial.


Como previsto pelos S.T.A.R.S., tudo pioraria. Na última semana do mês de setembro de 1998, Raccoon City é tomada pelos mortos-vivos após o T-Vírus vazar num embate de funcionários da Umbrella contra G no tratamento de esgoto. O Incidente em Raccoon City leva a Irons esconder-se na Delegacia de Polícia de Raccoon junto com a filha do prefeito, Katherine Warren, a qual o pai deixara para trás e põe sua confiança no velho amigo.


Irons, tomado por ódio e refletindo sua perturbação mental, mata a filha de Warren, sua secretária e diversos outros policiais da Delegacia. Na noite do dia 29 de setembro, Leon S. Kennedy e Claire Redfield, irmã de Chris, chegam a cidade e abrigam-se no Departamento de Polícia. Ele se depara com Claire que estava junto a Sherry Birkin procurando sua mãe. Irons aborda a jovem e a garota, agride fisicamente Claire e leva Sherry junto com ele até o Orfanato.


Ao sair do Departamento de Polícia, Claire segue até o Orfanato para salvar Sherry. Enquanto isso, a menina tinha conseguido escapar do quarto onde Irons a trancou e combater o chefe jogando ácido em sua casa e se escondendo pelo local. Quando Irons pega Sherry, G aparece em sua sala e planta um embrião no homem. Quando Claire chega no orfanato, ela se depara com Irons morrendo com o embrião de G saindo de sua barriga.