A Influência de Filmes Noir em Resident Evil 2 Remake


Resident Evil 2 Remake está quase chegando e não há como negar que a Capcom trouxe uma certa influência de filmes Noir para o jogo. Filmes Noir (pronunciando "Noar"/ 'film nwaᴚ' e palavra em francês que signfica, "Filme Negro") são projetos cinematográficos baseado em pulp fictions envolvendo mistérios e elementos do expressionismo alemão, movimento que influenciou significamente a criação dos filmes de terror. Em filmes Noir é comum vermos tramas cheias de mistérios em que o protagonista se trata de um anti-herói detetive que investiga o submundo do crime em clima pessimista. Apesar de não ter isso em Resident Evil 2, a estética Noir conta com a presença de contraste entre o preto e o branco, fumaças, jogos de sombras etc, ou seja, elementos muito usados no terror que, mesmo atrapalhando a visão dos espectadores, são propositais para criar um clima de tensão.


A estética de Resident Evil 2 Remake tem uma paleta de cores bem diversificada e saturada graças a RE Engine. Ainda assim, os filmes Noir mostram o pior lados de suas cidades com becos sujos e escuros. A Capcom colocou um tom mais assustador e até Noir em Raccoon City pelas poucas imagens e vídeos que vimos da cidade que passa pelo incidente biológico. Nota-se corredores e becos escuros, um contraste alto entre o iluminado e o não-iluminado, presença de leves nuvens de fumaça que atrapalham um pouco a visão saudável do local e ainda há a presença da chuva que também pode caracterizar como um tom Noir para a cidade.


Não somente Raccoon City que recebeu um tom Noir, mas o RPD (Raccoon Police Departament - Departamento de Polícia de Raccoon) ganhou um visual totalmente novo e assustador. A maior parte da delegacia encontra-se dominada pela escuridão, transformando as lanternas de Leon e Claire itens de extrema importância para a sobrevivência. O local ficou mais claustrofóbico, algo também muito utilizado em filmes Noir, e observa-se que há também presença de nuvens de fumaça e contraste entre os tons pretos e brancos em certos cenários. Além da estética, os detalhes e objetos que encontramos nas mesas e paredes da delegacia chamam a atenção de objetos de cena que a direção de arte de filmes Noir usam, tais como fotos impressas, abajures, pastas de arquivos, persianas, jornais, materiais de policiais/detetives, etc.


Como se não bastasse a estética, em filmes Noir temos a presença da figura da femme fatale, uma mulher fatal que seduz o protagonista, usa ele para seus interesses, mata sem piedade e atrapalha a jornada do herói. Ada Wong tem muitos traços de uma femme fatale, não chega a ser uma por completo porque, ao invés de atrapalhar Leon ou matá-lo, ela também ajuda muito o rapaz e tem uma psicologia mais profunda. Uma femme fatale, nem psicologia tem, pois é tão fria que já está morta por dentro, sem alma, somente o corpo se mexe. Entretanto, não se pode negar que ela usa sua sexualidade a favor dela e faz de Leon um parceiro para seus interesses pessoais, e é nessa jornada que ela descobre um sentimento mais especial pelo policial novato chegando a salvá-lo certas vezes. Além de seu arquétipo, Ada recebeu um novo figurino em que usa um sobretudo e um óculos escuros, algo bem Noir para falar a verdade uma vez que personagens desse estilo amam usar roupas e objetos que escondem o corpo (principalmete sobretudo) como se estivessem guardando segredos. No caso de Ada, além de guardar segredos, passa uma imagem mais fiel de uma espiã.


O roteiro de Resident Evil 2 Remake parece também ter influência de filmes Noir, onde levavam o mistério da trama muito a sério. Cada fala e ação dos personagens contribuiam bastante para alongar os segredos da história que eram sendo revelados aos poucos, aliás os enigmas dos filmes Noir são o que dão característica às tramas, são os pontos principais do estilo e o que prendem o espectador no filme. Resident Evil 2 já tinha um roteiro assim, mas o Remake parece que estica e adiciona mais enigmas, principalmente por parte de Ada Wong, que antes apresentava-se como namorada do pesquisador da Umbrella, John, mas agora parece apresentar-se como uma agente que busca "mais informações sobre os responsáveis pela bagunça" de Raccoon City. Outros personagens tais como Brian Irons, Marvin, Sherry e Annette Birkin também parecem guardar informações secretas, não vistas no original, que podem ajudar a aprofundar a trama do segundo título da franquia e aumentar a densidade de charadas e suspense.


Outra influência notória do estilo Noir em Resident Evil 2 Remake são os extras que a Capcom anunciou. Haverá um filtro extra em que a imagem ficará em preto e branco e o nome desse filtro se chamará "Noir". Além do filtro, temos duas roupas extras, uma para Leon e outra para Claire com o nome "Noir". Leon veste um uniforme de detetive, figura importantíssima em histórias do estilo, já que o protagonista quase sempre é um detetive. A roupa Noir de Leon, ainda por cima, foi até comparada com o visual de Sebastian Castellanos de The Evil Within, série de videogames criada por Shinji Mikami, mesmo criador de Resident Evil, e vale lembrar que The Evil Within também tem MUITA influência de filmes Noir. Já o traje Noir de Claire trata-se de uma roupa mais social com um chapéu e faz jus ao gênero uma vez que trajes sociais e o objeto do chapéu são bem explorados na direção de arte do Noir.




Não há nada confirmado de que a Capcom tenha se inspirado em filmes Noir para construir, esteticamente ou até em termos de trama, Resident Evil 2 Remake, mas é interessante ver as semelhanças do estilo com o jogo. Até olhando a partir dos próprios extras. Seria um ponto bem positivo, uma vez que filmes Noir são um conjunto de projetos de um estilo clássico que fez muito sucesso no período durante e pós-segunda guerra nos Estados Unidos e usaram bastante a influência do Expressionismo Alemão que, como dito antes, está diretamente ligado com o surgimento do gêneros terror e horror no cinema. Até hoje, cinéfilos estudam o Noir como uma verdadeira lição cinematográfica.

Resident Evil 2 Remake será lançado dia 25 de Janeiro de 2019 para PlayStation 4, Xbox One e PC. Você pode conferir TODAS as informações do jogo e acompanhar a contagem regressiva em tempo real, em nossa página especial ao título clicando aqui.