Joe Baker


Nome: Joe Baker
Nascimento: Desconhecido
Tipo Sanguíneo: Desconhecido
Altura: Desconhecido
Peso: Desconhecido
Status: Vivo
Primeira Aparição: Resident Evil 7 biohazard


Joe Baker é irmão de Jack Baker e logo tio de Zoe e Lucas. Apesar de passar 3 anos sem falar com seus familiares, Joe diz que trata muito bem a família e tem um carinho muito grande por ela.
Em 2017, dias depois de Ethan e Mia Winters saírem de Dulvey após pesadelos com a família Baker e com Eveline, a Umbrella está a procura de Zoe por um pedido do próprio Ethan Winters. Quando a encontram, se deparam também com Joe, tio dela. Joe, apavorado com o estado que Zoe estava, combate os agentes da Umbrella e os captura.


Os agentes acordam amarrados na casa de Joe e ele os tortura até conseguir uma resposta concreta do que era preciso fazer para curar Zoe. Um dos agentes diz que ela estava infectada e precisava de um soro. Joe corre atrás de um soro e consegue um. Ele usa seus próprios punhos para matar Mofados. Ele aplica apenas a sobra de soro no frasco que achou, mas não dá certo. O agente afirma que ela precisava de uma dose completa e pede para Joe o desamarrar para que ele pudesse ajudar, mas nisso, ele é pego por um monstro e partido ao meio. Joe leva Zoe até um barco onde ele consegue chegar até uma cabana que serve de abrigo a sobrinha.


Ele sai novamente a procura de uma cura, enfrentando mais Mofados e até Jacarés. Ele sobe em um navio naufragado onde encontra um computador que produz uma cura. Após isso, ele é atacado pelo mesmo monstro que matou o agente. Os dois lutam e Joe consegue vencer. Mas quando volta para ajudar Zoe, o monstro aparece de novo e pega a moça. Joe corre atrás dela e acaba caindo numa armadilha. Nessa armadilha, ele descobre que o tal monstro era seu irmão, Jack Baker.


Jack coloca Joe dentro de um caixão e o solta pelo rio. Ele acaba parando logo em frente a casa dos Bakers. Antes de entrar na casa, ele encontra uma manopla feita pela Umbrella e que podia matar Jack. Após uma grande batalha, Joe consegue salvar Zoe que também é tratada depois por agentes da Umbrella e por Chris Redfield. Chris manteve o contato com Ethan Winters e o contata para falar sobre Zoe. Zoe agradece Ethan por não ter esquecido dela.


"- You didn't forget about me
- I told you I'd send help. And I always keep my promises
- Thank you, Ethan"